quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Imagens 6D s�o criadas em sistema super-real�stico de proje��o

Prot�tipo de um pixel que comp�e o sistema de proje��o 6D.

Se vivemos em um mundo tridimensional, o que poderia ser mais real�stico do que um sistema de imagens 3D? Segundo pesquisadores do MIT, nos Estados Unidos, a resposta � um sistema 6D, que, al�m de reproduzir fielmente os detalhes das imagens, seja capaz de responder a todas as varia��es no ambiente.

A capacidade de produzir sombras naturais e de real�ar o brilho dos objetos de acordo com a dire��o e a intensidade da ilumina��o torna poss�vel tamb�m a cria��o de imagens que variam ao longo do tempo, em resposta a altera��es na ilumina��o ambiente, sem nenhum controle ativo e sem a necessidade de qualquer processamento.

T�cnica de proje��o 6D

Em vez de hologramas, que exigem raios laser para serem projetados, o sistema de proje��o 6D utiliza o mesmo princ�pio encontrado em alguns cart�es postais, nos quais uma s�rie de lentes lineares e paralelas s�o constru�das em um material pl�stico que � superposto a uma imagem, criando imagens diferentes para cada olho e dando a sensa��o 3D.

Esse mesmo princ�pio pode ser utilizado para criar imagens 4D, que d�o a impress�o de movimento, bastando utilizar lentes quadradas - quando o �ngulo de vis�o � alterado, as diversas imagens parecem se suceder em um movimento cont�nuo.

Melhor do que o melhor holograma

O novo sistema 6D acrescenta a esse princ�pio uma s�rie de camadas adicionais de lentes para criar duas novas dimens�es de movimento. Assim, a imagem altera-se n�o apenas com a mudan�a da posi��o de quem olha para ela, mas tamb�m com a dire��o da ilumina��o.

"Mesmo se voc� tiver o melhor holograma dispon�vel," explica Raskar, quando o �ngulo da luz muda "se eu tenho um holograma de uma flor, e uma flor real pr�xima a ele, o holograma n�o parece real. Todas as sombras e todas as reflex�es sobre a flor n�o s�o duplicadas no holograma."

30 d�lares por pixel

O equipamento est� em est�gio inicial de desenvolvimento e por enquanto produz apenas imagens de baixa resolu��o. Como foi constru�do com pe�as que tiveram que ser feitas artesanalmente, os pesquisadores afirmam que cada pixel teve um custo de cerca de US$30,00.

Aplica��es pr�ticas ir�o exigir desenvolvimentos significativos, incluindo aprimoramento da t�cnica e miniaturiza��o dos pixels. "Levar� ainda ao menos 10 anos antes que tenhamos qualquer tela real�stica com dimens�es pr�ticas," diz o pesquisador Ramesh Raskar.

Fonte: Site Inova��o Tecnol�gica

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